Resultado da Pesquisa

sexta-feira, 17 de agosto de 2012

A volta...

Resolvi hoje voltar a escrever no meu blog para contar como estão sendo os meus dias como um diário eletrônico. Tudo isso porque a pessoa mais importante da minha vida está passando por um período delicado em sua vida, passando por um processo que muitas pessoas já passaram com êxito e outras nem chegaram a contar suas vitórias que é o Câncer, que é o processo de Quimioterapia.Sabemos das reações, mas senti-las na pele é mais difícil do que se imagina. São cuidados redobrados, reações que acontecem e você não sabe como agir, principalmente quando acontece altas horas da madrugada.A mim, faz muita falta um espaço em que eu pudesse ler mais e saber como agir nas diferentes situações. A mim, faz muita falta um espaço que eu pudesse trocar experiências com pessoas que passaram e estão passando por tal situação.Esse foi o motivo maior de voltar a escrever e relatar tudo o que estamos vivendo.São exatamente 02h40min do dia 17 de agosto de 2012. 3 meses e 23 dias que minha mãe descobriu que estava com câncer de mama. O nódulo já estava com 3cm e por orientação médica foi feita a mastectomia total. Tudo isso aconteceu não por falta de cuidados da paciente, mas sim, pelo nosso sistema de saúde falho, onde em vários bairros da capital pessoense tem um Posto de Saúde Familiar (PSF)que não funciona como deveria funcionar. No período que ela sentiu o nódulo, ela refez os exames (já estava na hora) fazia 1 ano e 3 meses que ela tinha feito o último check up. Em análise, no mês de abril, a mastologista Marina Cartaxo detectou que já existia o nódulo desde o exame anterior. Devido a falta de médico (apenas a enfermeira-chefe no PSF) não houve um acompanhamento adequado que a poupasse de tal sofrimento.No Brasil, é muito comum acontecerem erros desse tipo e as pessoas ficarem impunes. Mas quem sabe, a lei dos homens não mude a história dela? É o que eu espero...Amanhã volto a escrever e a relatar fatos que podem ajudar a muitas pessoas que estão na mesma situação que a minha. Quem sabe, um ajudando ao outro, tudo fique melhor...mais claro...e alivie o coração daqueles que precisam de uma força.
Geane Carla

Nenhum comentário:

Postar um comentário